ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM FÍSICA


(fonte MNPEF- magnetismo) As equações de Maxwell na forma diferencial  descrevem as relações locais entre os campos elétrico E e magnético B  e suas fontes. Qual ou quais dessas equações expressa a não existência de monopolos magnéticos?

 


IV


II


III


I e III


I

(fonte MNPEF- magnetismo) Um imã cilíndrico, uniformemente magnetizado e de momento de dipolo magnético m, tem o seu ponto médio situado no plano do papel e esta orientado perpendicularmente a esse plano, com m apontando para fora do papel. Uma espira circular e mantida fixa nesse plano. Suponha que o imã seja posto em movimento de translação com uma velocidade constante V no sentido do centro da espira, como indicado na figura.

Enquanto o imã se aproxima da espira pode-se afirmar que surgirá uma corrente induzida na espira no sentido


horário, e a espira sofrerá uma força elétrica atrativa.


anti-horário, e a espira sofrerá uma força magnética repulsiva.


horário, e a espira sofrerá uma força magnética repulsiva.


horário, e a espira sofrerá uma força magnética atrativa.


anti-horário, e a espira sofrerá uma força magnética atrativa.

 

(Fonte MNPEF - termodinâmica)

O motor de um automóvel é constituído por um sistema cilindro-gás pistão, no qual ocorrem transformações com a mistura ar-combustível durante quatro etapas (admissão, compressão, explosão-expansão e exaustão). O funcionamento desse motor é um processo cíclico - Ciclo de Otto -, no qual o gás contido em um cilindro com pistão é levado do estado inicial A até o estado B, e retorna ao estado inicial A passando pelos estados CDEB. O diagrama pressão (p) por volume (V) indicado na figura apresenta essa situação.

Sobre o processo cíclico do motor, pode-se afirmar que:


A etapa EB corresponde à explosão da mistura ar-combustível, que resulta na redução da pressão e do volume dos gases resultantes da explosão.


A etapa EB corresponde à explosão da mistura ar-combustível, que resulta no aumento do volume  e na redução da pressão fora do cilindro.


A etapa AB corresponde à admissão da mistura ar-combustível, que sofre uma expansão no interior do cilindro sem variação da pressão.


A etapa BC corresponde à compressão da mistura ar-combustível, que sofre uma elevação da pressão sem o aumento de sua temperatura.


A etapa CD corresponde à explosão da mistura ar-combustível, que resulta no aumento do volume e da pressão no interior do cilindro.

( Fonte- MNPEF- Mecânica)Um trem se desloca ao longo de um extenso trecho retilíneo. O gráfico mostra a posição desse trem em função do tempo. O gráfico mostra que o trem:


aumenta de velocidade durante uma parte do tempo e diminui durante outra parte.


 a aceleração e constante durante todo o movimento


move-se com velocidade constante.


está diminuindo de velocidade todo o tempo.


está aumentando de velocidade todo o tempo.

(Fonte- MNPEF- Optica)

Um professor pediu aos alunos que explicassem por que um canudo dentro de um copo com água parece estar quebrado, como mostrado na figura a seguir:

- Cândida respondeu: Isso ocorre porque a velocidade da luz na água é menor que a velocidade da luz no ar”.

-Josué respondeu; “esse fenômeno se observa pela alteração da frequência da luz quando muda de meio”.

Considerando as duas respostas, é correto afirmar que:

 

 

 

 

 


Ambas estão incorretas.


Ambas estão parcialmente certas.


Apenas a de Josué está parcialmente certa.


Apenas a de Josué está certa


Apenas a de Cândida está certa

(ENADE) 

Calor e temperatura são conceitos estatísticos ligados às propriedades coletivas das partículas que constituem os corpos: a temperatura está ligada à energia cinética média das partículas e o calor, às trocas de energia entre osconstituintes dos corpos. Ao utilizar em aula um termoscópio, o professor, associando discussões históricas ao experimento, possibilitará que seus alunos distingam os conceitos de temperatura e calor, ao constatarem que, quando ele segura o termoscópio, o nível do líquido

 


aumenta, caso a temperatura do professor seja igual à do ambiente.


não se altera, caso a temperatura do professor seja menor que a do ambiente.


diminui, caso a temperatura do professor seja maior que a do ambiente

 


aumenta, caso a temperatura do professor seja superior à do ambiente


aumenta, para qualquer temperatura ambiente.

(ENADE) No vocabulário pedagógico do MEC, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), interdisciplinaridade, contextualização e autonomia são três pilares fundamentais da Educação. Nessa perspectiva, procurando seguir as orientações oficiais dos PCN, os currículos escolares apresentam algumas das recomendações abaixo.

I- A interdisciplinaridade não deve preceder a disciplinaridade.

II-Uma referência fundamental é considerar o que o jovem precisa para viver em um mundo tecnológico complexo e em transformação.

III- As disciplinas afins devem ser agrupadas em uma única disciplina.

IV- A lista de tópicos dos programas não deve ser o foco principal.

 

Estão de acordo com as orientações oficiais APENAS os currículos que seguem as recomendações

 


I, II e IV


I, III e IV


II, III e IV


I, II e III


I e II

(ENADE) 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) redirecionaram a Física, no Ensino

Médio, para estimular, nos alunos, o interesse por conhecer o mundo físico a partir

de procedimentos para formar cidadãos autônomos intelectualmente. Considerando esse referencial, analise as seguintes abordagens presentes em materiais didáticos:

I- procedimentos de pesquisa de concepções de senso comum;

II- privilégio de aspectos teóricos;

III-utilização de novo saber em sua dimensão aplicada;

IV-apresentação do conhecimento como fruto da genialidade dos cientistas.

Para selecionar materiais didáticos que atendam às orientações dos PCN para o Ensino Médio , devem ser consideradas APENAS as abordagens

 


III e IV


II e III


I e IV


II e IV


I e III

(ENADE) O desenvolvimento da ação educativa a partir da construção de projetos político-pedagógicos tornou-se uma obrigação para as escolas. Neste contexto, a Física deve participar, aproveitando os momentos pedagógicos para trabalhar seusconteúdos. Numa escola hipotética, a realização de uma peça teatral é um desses momentos. Os professores de Física resolvem trabalhar, assim, com o tema estruturador 4 dos PCN+: Som, Imagem e Informação. O projeto da Física trabalhará com a iluminação do palco, sem esquecer as diretrizes do cenógrafo. As características do teatro são: as paredes do palco, quando iluminadas com luz verde e vermelho, misturadas, ficam amarelas, e o piso, quando iluminado com luz verde e azul, misturadas, fica ciano. As cores das paredes do palco e do piso, respectivamente, são:


azul e branco.


branco e branco.


amarelo e amarelo.


amarelo e azul.


verde e magenta.

(ENADE) 

Há uma variedade de possibilidades e tendências do uso de estratégias de ensino frutíferas para se ensinar de modo significativo e consistente. Uma abordagem construtivista a ser adotada no laboratório didático é a que apresenta situações experimentais destinadas a que os alunos


Redescubram a ciência produzida por cientistas.


verifiquem e confirmem leis e teorias da Física, previamente ensinadas.


revelem qualitativamente suas idéias prévias.


Exemplifiquem o uso da metodologia científica na produção da ciência


Evitem o desenvolvimento de concepções alternativas à científica

Páginas: 12345